Por que alguns solos são tão vermelhos? Rochas máficas? O que isso tem a ver com solos ácidos?
Foto foi tirada no outback Australiano, na região de Pilbara, no estado da Austrália Ocidental em junho de 2016.
Não precisamos ir muito longe para ver solos com essa coloração mas o que faz com que solos aqui do Brasil e por exemplo lá do outro lado do planeta sejam assim, tão vermelhos?
A resposta está na presença de um mineral no solo, a hematita (mineral rico em ferro).
A hematita é um mineral de coloração vermelha e que quando presente em grandes quantidades no solo confere ao mesmo essa coloração forte.
Tudo bem, mas o que faz com que o solo seja tão rico em hematita?
Esta questão é mais profunda mas vou tentar ser breve. Os solos são formados pela degradação das rochas pre-existentes. No caso alguns solos podem ser formados de rochas já naturalmente ricas em hematita e outros minerais (olivinas, piroxênio, biotita, mica e etc) que sejam ricos em ferro (rochas máficas). Por outro lado mesmo solos que sejam formados por rochas não tão ricas em ferro podem se tornar bem vermelhos também.
Com o passar de eras geológicas alguns minerais vão sendo degradados (pela ação principalmente da chuva, a água permite com que reações ocorram) no solo e vão liberando principalmente o potássio, sódio, cálcio e o magnésio. Esses elementos vão sendo então transportados para o mar e lá foram e vão se acumulando, não é a toa que o mar é salgado. Entretanto outros elementos como ferro (maior quantidade), alumínio e manganês não são facilmente lixiviados e vão se acumulando no solo. A medida que eles se acumulam eles vão formando minerais amorfos (óxidos e hidróxidos de ferro) no solo. O ferro a medida que se acumula vai dando a tonalidade vermelha ao solo.
Quanto mais o ferro e alumínio se acumulam no solo, o mesmo se torna mais ácido mas isso vai ser assunto para outra hora.
Um forte abraço.
Medina
Comentários
Postar um comentário