Você tem medo dos transgênicos?

Produzir alimentos não é fácil



Provavelmente muitos de vocês já viram esse triângulo amarelo com esse T dentro, pois bem, trata-se de um produto feito com algum ingrediente transgênico (provavelmente milho ou soja). 

Mas e aí, já ouviu alguém falar alguma coisa sobre esses alimentos? Falaram bem ou mal? Melhor ainda, te falaram por que essas plantas são transgênicas? 

O clássico que dizem por aí (comentários avulsos do dia a dia) é que muitos dos casos de câncer que existem é por causa que a gente come muito transgênico hoje em dia. Se você realmente acredita nisso, por favor ajude a humanidade, publique um artigo em uma revista científica de reconhecimento internacional, e se possível, compartilhe conosco o link. 

Voltando ao assunto, como está no cabeçalho deste texto, produzir alimentos não é fácil e é caro, existem doenças que atacam as plantas no campo, insetos-praga que causam prejuízos enormes, tem também as plantas daninhas invasoras que se não são controladas tomam conta do plantio e muitos outros fatores que jogam contra. Acreditem, tem muita coisa que atrapalha a produzir alimentos. Muitas das plantas transgênicas possuem genes, artificialmente inseridos, que conferem a elas tolerância à doenças, faz com que seja diminuído o ataque dos insetos pragas e faz com que essas plantas sejam tolerantes aos herbicidas. Como assim tolerantes aos herbicidas?

Pensa no cenário extramente simples, existem 2 plantas, uma eu quero pois ela produz alimento e a outra é invasora, mas elas são muito parecidas, como que o herbicida vai matar somente a invasora e não vai matar a planta que produz o alimento?

Claro que existem muitas maneiras agronômicas para resolver esse problema, mas muitas vezes essas metodologias são laboriosas e caras. O ideal seria que a planta que me interessa não morresse com o herbicida e a invasora morresse. Então resolveram este problema introduzindo um gene nessa planta que produz o alimento que a deixe tolerante ao herbicida (explicação bem grosseira). 

O que acontece em via de regra é que a região metabólica de atuação desses "genes transgênicos" nada tem a ver com os produtos que são consumidos na etapa final por nós ou animais. 

Uma empresa para produzir uma planta transgênica e distribui-la no mercado passa por diversos órgãos reguladores e o tempo para a liberação desses cultivares transgênicos no Brasil leva em torno de 10 anos, após vários estudos e publicações. 

Não quis entrar muito em detalhes bioquímicos, sinceramente, não quero uma postagem chata demais, mas alguém que esteja interessado em mais detalhes é só entrar em contato ou ...

... link para os curiosos de plantão ...
https://www.embrapa.br/tema-transgenicos/perguntas-e-respostas

Um grande abraço!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Broca na laranjeira do sítio! Antibiótico na farmácia.

Manejo da Irrigação 4.0? Você mesmo faz.

Agricultura, meio ambiente e bom senso.