Irrigação de ponta

No cerrado mineiro existem produtores investindo no que há de melhor em irrigação, como tudo que é mais avançado em agricultura é visto naquela região, a irrigação não ficaria para trás.

O cenário agrícola está cada vez mais tecnificado, os produtores têm investido fortemente em tecnologia para controle do uso da água. Além disso, o tema, água, sempre é um ponto de discussões acaloradas, onde às vezes a agricultura faz o papel da grande vilã, injustamente, no seu consumo.

Digamos que mesmo em sistemas não tão avançados, a água que por ventura é usada na agricultura, pode, e deve ser contabilizada como água que é transportada, das regiões produtoras para os grandes centros consumidores. Enfim, tudo em seu tempo, postagens sobre irrigação e suas metodologias têm seu lugar garantido no futuro neste blog.






O que a priori eu gostaria de enfatizar é o papel da Irritech na promoção do uso racional da água por parte dos produtores em diversas regiões do Brasil. Em especial no Triângulo Mineiro, o trabalho desenvolvido pela Irritech na montagem de sistemas de irrigação altamente eficientes é fundamental para a promoção de uma agricultura cada vez mais sustentável.

Nas fotos vê-se a utilização da irrigação localizada (gotejamento) em plantios de alho e cebola (canteiros), o que tem trazido uma grande novidade para região. Tais sistemas ainda não são vistos em larga escala para tais culturas, mas enfim, por que não? Podemos fazer diferente sim, e a economia de água e a eficiência na sua aplicação são estímulos para que cada vez a irrigação localizada seja aplicada em culturas diversas. 

Parece simples ao primeiro olhar, mas não se enganem, é simples sim!
Entretanto tal metodologia necessita de um planejamento especial e profissionais competentes para sua implementação, conhecendo a Irritech, digo que esse não é o problema.

Forte abraço!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Broca na laranjeira do sítio! Antibiótico na farmácia.

Manejo da Irrigação 4.0? Você mesmo faz.

Agricultura, meio ambiente e bom senso.