Molibdênio nas plantas
Não vou me delongar, tomara que o assunto do molibdênio seja prazeroso (Mo, número atômico 42, metal de transição, grupo 6 e quinto período na classificação periódica, Nox variando entre 6 e -2).
Notando erros, tendo sugestões e dúvidas, por favor sintam-se a vontade para entrar em contato.
O molibdênio é requerido em pequenas quantidades pelas plantas (micronutriente), por exemplo, enquanto a concentração de nitrogênio na massa da matéria seca das plantas é de 1000 mmol / kg a do Mo é de 0,001 mmol / kg.
Entretanto o Mo faz parte de cofatores que se ligam a redutase do nitrato e a nitrogenase. Essas duas enzimas são cruciais para a assimilação do nitrogênio pelas plantas.
Estrutura tridimensional da redutase do nitrato
A redutase do nitrato converte o nitrato que foi absorvido do solo a nitrito que posteriormente será convertido a amônio. Pela rota GS-GOGAT o amônio será convertido a glutamato. Daí pra frente vários aminoácidos podem ser formados. Já a nitrogenase é uma enzima encontrada em bactérias que vivem em simbiose nas raízes de algumas famílias de plantas, a família mais famosa é das leguminosas (Fabaceae), soja e feijão por exemplo. Enfim, a nitrogenase reduz o nitrogênio atmosférico em amônia. Essas bactérias fornecem o nitrogênio para as plantas em troca do carbono (explicação grosseira).
Cofator da redutase do nitrato
Hirel et al 2011
O Mo é assimilado pelas plantas na forma do ânion molibdato, que se encontra “mais” disponível para as plantas em situações de pH básico (6 em diante, isso em termos de solo é básico), porém em situações de pH mais baixo, abaixo de 6 ou 5, a disponibilidade do Mo é muito baixa enquanto a maioria dos outros micronutrientes apresenta uma boa disponibilidade nesta faixa.
Inclusive na elaboração de adubos com micronutrientes, se a solução for ácida para a manutenção da solubilidade dos outros micronutrientes, pode promover a precipitação do molibdato, o que não é bom. Por isso muitos adubos com formulações contendo molibdênio são vendidos de forma separada, as vezes com boro que apresenta o comportamento somente um pouco semelhante (observar quadro abaixo).
No mais é isso!
Abraço
Estrutura da redutase do nitrato: http://www.rcsb.org/pdb/explore/jmol.do?structureId=1q16&bionumber=&jmolMode=HTML5
Programa usado para desenhar o cofator: SketchEI
Esquema do metabolismo do nitrogênio: http://www.mdpi.com/2071-1050/3/9/1452/htm
Site com as formulações dos adubos: http://www.au.timacagro.com/products/plant-nutrition/root-and-foliar-biostimulants/fertileader.html
💡👍
ResponderExcluir